sexta-feira, 20 de novembro de 2009

The Hills are alive with the sound of music



Para começar a falar de Trilhas Sonoras montamos esse áudio com trechos (bem curtinhos) de músicas tema de 22 filmes.
Pra que isso? Simples. Para todos que ouvirem identificarem cada filme apenas em ouvir parte de sua Trilha Sonora. Eu mesma que não assisti alguns desses filmes, só de ouvir a música já sei do que se trata.
Escolhemos as músicas depois de fazer uma “pesquisa de campo”, feita com pessoas do nosso cotidiano. Não tinha como colocar todas as músicas, então aí está as principais, ou se preferir, as mais pedidas.
A maioria das músicas é de filmes mais antigos. Quase uma sessão nostalgia! Mas confira você mesmo.
Deixem seus comentários, compartilhe suas idéias!
Visitem também o nosso twitter!
Até a próxima!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bem vindo ao CINEMASOM! O Blog sobre Trilhas Sonoras do cinema.

Aqui vamos discutir, argumentar, recomendar, criticar, elogiar, enfim... analisar tudo a respeito das músicas que acompanham os filmes. Desde as mais famosas até as que permanecem no anonimato. Das mais queridas as mais odiadas.
Afinal de contas, quem nunca marcou um filme por sua música tema? Ou melhor, quem nunca sentiu aquele friozinho na barriga com aquela nota aguda que acompanha as cenas de suspense? Ou ainda, que coração derretido nunca chorou numa cena triste com notas melancólicas ao fundo e em cenas alegres com músicas empolgantes? Além de filmes que ganharam reconhecimento por sua trilha sonora e vice-versa. O fato é que a música afeta nossas emoções, em qualquer momento. Uma canção, com as notas certas, pode nos animar ou nos afundar ainda mais. Unir a música, instrumento poderoso para atingir nosso subconsciente com algo mais poderoso ainda, a imagem, foi uma das maiores sacadas do cinema.



A trilha sonora bem trabalhada fortalece a intenção do filme em cada cena. Porém, pouco se fala sobre as trilhas sonoras do cinema, por alguns é até desprezada. Mas aqui vamos tentar provar o contrário. Profissionais de diversas áreas (músicos, sonoplastas, psicólogos, cineastas, professores universitários, cinéfilos, etc.) vão nos ajudar a conhecer mais deste aspecto cinematográfico.
Um bom exemplo de como a música influência na emoção e intenção da imagem está no vídeo acima, que contém cenas de grandes obras cinematográficas editadas ao som de grandes clássicos da música. O vídeo foi realizado por Chuck Workman e venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem em 1987.
Fiquem a vontade para deixar seus comentários e sugestões. Aproveitem!!!