quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Oi! Meu nome é Forrest, Forrest Gump



O filme Forrest Gump – O contador de Histórias (1994), foi um grande sucesso nos cinemas dirigido por Robert Zemeckis. Fora o enredo e as atuações, uma outra característica marcante também obteve grande destaque. Sim meus queridos, a TRILHA SONORA! O CD com as músicas fez tanto sucesso quanto o filme.

“Os filmes de Drama usam a trilha para dar suporte às atuações, logo, imagina-se que apesar de necessária, a trilha é secundária. Na maioria dos filmes dramáticos as pessoas não guardam mesmo a harmonia das trilhas, pois ela não deve "roubar a cena"” diz o publicitário e fã de cinema, Roberto Brandão.

Não chegou a “roubar a cena”, mas cada música fez seu papel com maetria. É um verdadeiro show a parte. O mais curioso é que não teve uma trilha original criada especialmente para o filme. Com músicas esolhidas a dedo, a trilha acompanha a cronologia do filme. Trouxe nos momentos certos, sentimentos exatos. Uma experiência única, como se assistisse a essa história com os ouvidos!

“Se a imagem seduz os olhos, a música nos faz sonhar de olhos abertos. Quando não, nos arrancam litros de emoção, medo, dor e alegria nas lágrimas escondidas”. Essa é a opinião da jornalista, professora acadêmica e estutande de pós-graduação em Cinema e Vídeo, Gianda Mornaga. Ela ainda completa: “Se quer fazer rir, a música tem que ser empolgante, alegre; se quer tocar na emoção, daquelas de engasgar a garganta, pode escolher melodias mais melancólicas”
A trilha sonora de Forrest Gump conseguiu fazer tudo isso com músicas que já existiam, que não foram criadas pensando no filme. Elas ajudam até na compreensão da cena. Sensacional!

Nenhum comentário: