quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Danny Elfman, excentricidade criativa

Um compositor dono de um estilo bem diferente e autêntico que admiro muito é Danny Elfman. O americano de 56 anos começou a carreira de músico como cantor e líder da banda Oingo Boingo, fundada em 1972 por seu irmão Richard Elfman. O maior sucesso da banda foi com a música Stay, dos anos 80. Estas e outras canções foram usadas como trilhas em filmes. Daí começou sua carreira como compositor de trilhas sonoras de filmes independentes e peças de teatro.

Elfman é marcadamente operístico e dramático o que, com certeza, contribuiu para a parceria bem sucedida com Tim Burton. Eles tem o mesmo estilo sombrio de ser. Danny compôs só TODAS as trilhas sonoras dos filmes de Burton, desde Edward Mãos de Tesouras até Alice no País das Maravilhas, que estreia ano que vem.

Fabio Calderia, músico de São José do Rio Preto é grande fã do compositor: “Eu gosto da construção das melodias dele, das harmonias de vocais e dos climas que misturam o cômico com o soturno. Simplesmente fantástico!”.

Entre outros grandes destaques da carreira de Elfman estão os filmes Missão Impossível (1996), O Procurado (2008), Homem Aranha (2002) e Homem Aranha 2 (2004).

Danny é responsável também por músicas-temas de várias séries de televisão, incluindo nada mais nada menos do que Os Simpsons.

Confira alguns sucessos do compositor.

Nenhum comentário: