quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

John Williams is the Man

No postagem anterio ao do Forrest Gump tem um videocast sobre a trilha sonora de Star Wars. Mas falamos muito pouco do seu compositor, John Williams.

Bom, ele é O cara! Por quê? Americano de 77 anos compôs cerca de 186 trilhas sonoras. Assina quase todas as trilhas dos filmes de Steven Spielberg e também é parceiro de George Lucas. Além de criar da trilha da série cinematográfica Star Wars também compôs as músicas de Indiana Jones. Alguns dos grandes filmes do qual foi autor da trilha sonora são: Tubarão (1975); Superman – O Filme (1978); E.T. – O Extraterrestre (1982); Esqueceram de Mim (1990); Jurassic Park (1993); O Resgate do Soldado Ryan (1998). A.I. - Inteligência Artificial (2001); Prenda-me se for Capaz (2002); Memórias de uma Gueixa (2005); os três primeiros episódios da série Harry Potter e por aí vai.

Já teve 45 indicações ao Oscar, perdendo apenas para os filmes da Walt Disney. Ganhou 5 delas com os filmes: Um Violinista no Telhado (1972); Tubarão (1976); Star Wars (1977); E.T. – O Extraterrestre (1983) e A Lista de Schindler (1994).

“A trilha sonora é a responsável pela transmissão da emoção de um filme. Ela cria uma atmosfera emocional, ou potencializa uma já existente. Ela também pode ser específica para um personagem, e nesse caso, deve-se ter em conta desde a personalidade até os traços físicos do mesmo. Quanto mais informações o compositor buscar, mais rica será a trilha” diz Fábio Caldeira, músico de São José do Rio Preto.

Pelo visto, John Williams sabe fazer isso muito bem. Vale a pena conhecer os trabalhos do compositor, um dos músicos mais bem sucedidos dos Estados Unidos.

Fique com um vídeo que Corey Vidal fez em homenagem aos maiores clássicos de John Williams. Cantado por ele e à capella

Nenhum comentário: