terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mas o cachorro tá falando!




Os desenhos infantis geralmente tem trilhas sonoras belíssimas. Segundo a Psicóloga Sandra Oliveira, as crianças tem mais facilidade de se sensibilizarem com as trilhas sonoras, pois (dependo da idade) recebem toda a informação sem restrições. Por isso a preocupação dos criadores com as músicas.
No fim das contas, o que vemos mesmo são adultos “superfãs” de desenhos e suas musiquinhas, mais do que qualquer criança. Mas isso não vem ao caso.

As animações Disney dispensam comentários a respeito de suas trilhas sonoras. O mais recente filme Disney/Pixar, Up – Altas Aventuras é um exemplo. O compositor foi Michael Giacchino. Ele é o responsável pela trilha das série Lost e Fringe, do filme Star Trek, além de ter trabalhado em outras produções da Disney, como Os Incríveis e Ratatouille.

O trecho do filme em que a trilha mais me chamou a anteção foi logo no começo, quando passa a história de Carl e Ellie (veja no vídeo abaixo). Não tem falas, são apenas as imagens ao som de Married Life. A melodia é emocionante. Ela foi responsável pela transmissão de emoção da cena, quando o situação fica mais triste a música fica apenas com o som do piano e é tocada mais lentamente. Conforme o clima vai ficando mais alegre entram outros instrumentos trazendo a essência da cena. Além disso, percebemos durante todo o filme trechos dessa música, só que modificados, como nas cenas de perigo, por exemplo.

Nenhum comentário: